A importância do "belo" na nossa vida

Ora bem... depois de discussões e debates, argumentações de ideias, venho perguntar publicamente: "BELEZA: importante ou não?!"

EM primeiro lugar,
é importante definir o que quer dizer este termo:

"Beleza é uma percepção individual caracterizada normalmente pelo que é agradável aos sentidos . Esta percepção depende do contexto e do universo cognitivo do indivíduo que a observa."
(wikipédia, 19/01/08, 00:45)


OK! já todos percebemos que a beleza é tudo aquilo que nos permite sentirmo-nos "aconchegados" pelos nossos sentidos, aquilo que nos transmite harmonia, paz, bem-estar, que nos enche e estimula em sensações diferentes, dependendo do contexto ao qual nos referimos. O arco-íris, montanhas cobertas de nuvens, fogo-de-artifício, flocos de neve, o sorriso de um grande amigo, um bebé, um carinho, o mar, as estrelas, flores, a lua, o amor. ahhh.. existe tanta coisa neste universo físico (e quimico! ) que nos proporciona bem estar e ao qual se associa a beleza!


O contrário de beleza é tudo o que feio, por conseguinte, será todo aquele objeto, que nos parece ser pobre ou desproporcionado. Pode ser tudo aquilo que não te faz sentir bem: atitudes incorrectas que são "feias" ou até cores, odores, ou o lixo que observas na rua, por exemplo.
Então e o que dizer da estética?

até que ponto o culto da beleza feminina (e masculina) traz paz e bem estar aos seus aderentes?
A verdade é que o "culto do corpo" é muito antigo. Encontramos em vitrais góticos, frescos gregos e romanos e em quadros do renascimento, várias perspectivas de beleza, cada uma delas acompanhando diferentes épocas e transmissão de novas dimensões físicas e sexuais. Através da história da humanidade a relação com a beleza têm sido frequentemente religiosa ou mística e transcendente, logo a beleza foi considerada muitas vezes como "aquilo que se aproxima da Divindade"... PAra os romanos, aliás, as construções arquitectónicas aproximávam-se ao máximo aquilo que era considerado belo, puro, divinal, extraordinário. A própria cidade de Roma obedecia a padrões de arquitectura que hoje nos pasmam e fascinam...


SEGUNDO LUGAR: a importância da beleza na nossa vida!
Certo! já todos percebemos que a beleza provoca em nós admiração, fascínio...etc etc...
agora vamos pensar:
até que ponto o "culto do corpo" não se transforma numa obsessão, caracterizada pela perda de individualidade, causado pela cultura e publicitação dos mass media?


É importante ser bonito?


Ou o que importa é ser boa pessoa?


É verdade que para a camada mais jovem da sociedade (e não só), a beleza está intimamente relacionada com a sua auto-imagem e depende de várias etapas envolvidas no processo de construção pessoal. É verdade também que a beleza permite-nos sentir mais ou menos atraídos ao sexo oposto (ou ao mesmo sexo, no caso da homossexualidade), uma vez que é nessa altura que exploramos um novo e expectacular terreno que se chama: SEXUALIDADE!

A sexualidade tem vários níveis de expressão corporal. Alia o amor (ou simples sedução), à transformação física de cada um de nós, que se torna diferente no seu modo de estar, pensar, vestir, na nossa dimensão do belo, atraente, bonito.


GEneticamente o homem (e a mulher!) tentem a escolher alguém que geneticamente assemelhe vantagens ao nível de futura prole, tudo isto codificado pelos nossos genes... Neste processo entra também o nosso sistema imunitário, expressão génica, sentimentos, vontades, religião, personalidade, desejos e fantasias.

É por isso que falamos de química numa relação conjugal.. que é sem margem de dúvidas das maiores sensações que o Homem pode sentir, quando desvendada na direcção correcta e verdadeiramente usufruída.

Então, a questão é a seguinte: até que ponto é que a beleza nos influencia diariamente?

NÃo há margem de dúvidas que ela é importante. MAs também não é o factor mais importante na vida de uma pessoa. Primeiro, porque o culto do corpo desmesurado, cria um desejo egoísta de auto-satisfação. Depois porque, se não se desenvolvem outras capacidades, fica-se sempre preso a uma atitude crítica de auto-desvalorização de si ou de outros! Por último, pode levar a desordens de vários níveis, como a bulimia ou anorexia, ou problemas psiquiátricos graves, que levam a pessoa a sentir-se infeliz consigo mesma e desacreditar no "belo" mundo que a rodeia.

NA MINHA OPINIÃO....


QUEM CRIA A TUA PRÓRIA BELEZA ÉS TU!
A beleza, antes de ser um estado físico, é um estado de alma!




A beleza é como uma espécie de vibração, que emanas ao outro, pela tua forma de estar, pela força do teu carácter, pelas tuas conquistas! É teres sempre um sorriso nos lábios, independentemente das tuas imerfeições, é sentires-te bem no teu próprio corpo, porque és uma entidade única e irrepetível..

É claro que é sempre bom vestires quele número de calças jeans, ou te olhares ao espelho e te sentires um(a) deus(a).. então e se isso não acontece?


será que é por isso que não és tão bom como os que (aparentam) ter uma vida boa?


Não será que..


A beleza é atraíres as pessoas pelo que és, e nunca pelo que tens...?

quantas vezes conversámos com pessas "feias" que revelaram ser belas e nos cativaram pelas suas atitudes espectaculares, deixando-nos presos a si?


É verdade que todos nós temos pontos fortes e fracos, ninguém é perfeito!


MAs também é verdade que a beleza está no espaço mental que crias dentro de ti, e naquilo que constróis, porque a VIDA É CRIARES-TE A TI MESMO!... Sim senhor, existem homens lindos e mulheres lindas... e que tal persarmos quantas pessoas desejariam ser como nós pelas nossas particularidades?

Afinal o que interessa é estares bem contigo com o mundo e com a vida...entender isto.. é meio passo para achar este mundo mais belo!

E para ti? A beleza é importante ou não?

Comments

Anonymous said…
:O ... infelizmente é algo k m persegue! O pior é qd keremos mais e melhor ... é obcessivo e doentio
Anonymous said…
A beleza é sem dúvida importante mas não essencial.
Todos nós gostamos, inconscientemente, de estarmos rodeados de pessoas bem apresentadas (até quem nos serve o café, se não estiver bem apresentado, inconscientemente, pode incomodar).
Mas, em termos interpessoais, não é de todo essencial.
Quantas vezes também não aconteceu estarmos a falar com uma pessoa muito bonita que não o revela ser interiormente?
Cada pessoa é um caso isolado e a beleza exterior não é, de todo, essencial.

Mas gostei muito da tua reflexão.. =)

Popular posts from this blog

Heaven..Sky is the limit..

"QUERO ouvir" (inspiração...)

FELIZ NATAL