Reflexões à Janela

Numa das minhas reflexões...

...sentei-me à janela, olhei para o céu e pensei o quão belo é o Ser Humano!..

As suas interrogações, as suas ambições, as suas preocupações.


Tudo isso se prende por uma vontade de conhecer o que rodeia o que chamamos de "vida".. o que implica viver, viver bem em plenitude, com qualidade de vida!

Porque não basta (sobre)viver neste mundo, é necessário um empenho para que o que de nós é mais puro e verdadeiro ressurja, a necessidade de amar e ser amado, de não julgar, não ser julgado, ser inserido num grupo, sentir-se querido, capaz, viável, ser digno, respeitado, possuir alvos pessoais e atingíveis. Uma boa auto-estima, uma boa saúde física, mental e espiritual. Enfim, um ser holístico.

?? No fundo.. o que é viver ??
É uma pergunta que em mim despoleta a maior euforia... Um querer aprender mais e mais, um querer desfrutar aquilo que a vida tem para nos oferecer, o transformar um pequeno passo numa grande caminhada, que sempre nos leva a algum rumo e nos ensina algo. Viver pressupõe satisfazer a necessidade básida de afeição. Amar o próximo e não restringir os valores morais, partilhando-os como sendo mui preciosos. Existem também necessidades intelectuais e espirituais que devem ser valorizadas e respeitadas.
Nada assusta mais o Homem do que o medo do desconhecido (nos quais incluo a morte) e nada é mais valioso para o ser Humano que uma amizade desinteressada e completa!E quando falo destes simples e dúbios aspectos de cada uma das 6 biliões de vidas humanas neste planeta, apresento nada mais nada menos que a certeza de que podemos mudar a realidade de muitas pessoas relativamente à primeira questão enunciada.. Como?


>> Proporcionando CONHECIMENTO!

Proporcionar o conhecimento integral de quem somos implica que cada um de nós se conheça a si próprio, que disfrute a sua vida segundo a Lei dos Direitos Humanos, tão em voga em questões como o aborto e afins. Implica ser pela vida, por tudo o que proporciona harmonia, paz, bem-estar, dignidade e respeito pelo ser integral e único.

Não quero dizer com isto que a população sub-saariana, por exemplo, [que apresenta o maior índice de infecção com o vírus VIH - I e vive no limiar mínimo da pobreza] não mereça estes apoios, uma vez que não se enquadra no perfil enunciado anteriormente!

MUITO PELO CONTRÁRIO!

No mundo que o conhecimento permite construir, são os fortes que auxiliam os mais fracos. No mundo que vemos actualmente, são os fracos que auxiliam os mais fortes! Quem tem razão?

TEmos de auxiliar quem mais precisa. E por vezes não são necessárias grandes campanhas humanitárias, movidas muitas vezes pela emotividade e por desejos inconscientes de ser notado e aplaudido! PRende-se sim pelo querer bem ao próximo, por gestos simples tomados no dia-a-dia, civismo, eticamente falando.

Ao nível da medicina... acredito que tem muito para nos dar, muito para oferecer e fazer surgir, uma vez que, sendo revogados alguns sistemas erradamente estabelecidos, poderá fornecer muita informação preciosa a milhares de pessoas que andam perdidas em listas de espera, em informações erradas e na simples ignorância.

Estou certa de que em consonância com outras ciências, a medicina poderá revolucionar as mentes de quem está ao poder, acomodado sobre o confortável cadeirão da aparência, luxo e suborno, muitas vezes proporcionado pelas indústrias farmacêuticas. É necessário pois, que nós, jovens, olhemos mais alto, para o ponto de fuga, desenhado no horizonte dos nossos ideais e na medida do possível passemos a mensagem de que é urgente que o cidadão comum tenha o conhecimento necessário sobre o seu estado de saúde, os prós e contras de eventuais tratamentos e o acompanhamento necessário.


Sim, porque "medicina" não se trata de uma bata branca, de um curso famoso, uma futura profissão que garante uma (suposta) boa remuneração ou da fachada de um sorriso escondido sob o poder do logotipo produzido por um estetoscópio.

Medicina, é muito mais do que isso...em consonância com enfermagem e outras profissões intimamente ligadas à saúde tem um papel interdependente e indissociável no bem-estar da pessoa humana.

Oportunamente falar-vos-ei sobre o significado que a medicina tem em mim, deixando-vos desde já um pequeno rascunho fruto desta reflexão à janela, num simples bloco de notas:




Comments

carlos bruno said…
MEDICINA????

EU VIVO PARA A ENFERMAGEM
PORQUE É O MEU CURSO
PARA NAO FAZER FIGURA D'URSO
PORQUE OS OUTROS CURSOS
NAO SABEM COMO FAZER
COMO F****
FAZEM COM A MAO
NAO DA T****

EU VIVO PARA A ENFERMAGEM,
PORQUE É O MELHOR QUE HÁ

ENFERMAGEMMMMMM
Cereja Doce said…
re:

Loooooooooool

tu nao tens juizo! nao te respondo LOL ...

TUDO FAZ FALTA! Cada um à sua maneira! mas indissociáveis: enfermagem-medicina!xD

Popular posts from this blog

"QUERO ouvir" (inspiração...)

falésia de verdade

Ser uma flor...