No Cimo do Monte






No cimo de um monte... No cimo de um mapa me sento...


Desfolho o livro, o mapa... e eis o vento miúdo, carregado de pequenas gotas de magnetismo de direcção oeste, que molha a linha que persigo no horizonte. Lá ao fundo, encontro, um vulto de pedra castanho no meio do mar..o que parece ser "terra seca". Escuto bem de perto, o enovelado de espuma branca do mar tão turbulento, um pedaço de espaço captado pela tela castanha da minha íris.. Observo, muda, o poder da Natureza.
Rapidamente a minha mente faz uma "ponte"..da fusão do querer...da vontade de percorrer todos os vales iguais a este.

O medo de o ultrapassar. É bem mais que óbvio. O céu está cinzento... os flocos de poeira dispersa pelo ar ultrapassam a camisa apertada de linho. Enfim, paira o 'medo'. os caminhos, os milhares de oportunidades que se tencionaram cruzar com a vida, aquela que agora habita aqui. Direi antes 'temor', aquele que se tenciona sempre ultrapassar como uma corrente de energia que não queremos quebrar por loucura apenas. No cimo do monte olho para aquela pequena pedra que tem ao seu lado aquela linda e ténue flor, tonta de tanto girar com o vento... de pétalas pequenas e firmes, brancas e certinhas..
E nada se quebra, não desaparece, naquele monte..
E é nessa altura que o marulhar do mar me traz clareza: "porque toda a felicidade que existe está sempre dentro de nós", recordo... E porque foi no cimo do monte que aprendi a não ter medo de olhar para baixo, onde marulha o mar com veemência. Em não ter medo de se ser quem se é. Aprender com a poeira que gira sob as gotinhas de ar salgado, aqui tão perto do oceano....brindando ao alegre cocktail dos pensamentos....

Olho para aquela bela manhã, no cimo do monte. E é então que, em silêncio, tal como eles, pego na minha bicicleta amarela e vou ter com os meus dois amigos que me acompanham naquele dia de Agosto. Em que nos aventurámos a subir colinas em BTT. Em que me atrevo a olhar para o sol lá em cima sobre as nuvens cinzentas carregadas.
Em que sou livre.
Em que aponto para o mapa e digo: estive ali! no cimo do monte!

Comments

Popular posts from this blog

"QUERO ouvir" (inspiração...)

FELIZ NATAL

A Origem das Coisas.... A origem do Aniversário.