FELIZ NATAL

NATAL!
Aquela festa mundial que une desconhecidos, amplia afectos, partilha o calor de viver! E que, mesmo sem pensarmos, nos acompanha em todos os sonhos de criança, e mais tarde, nos recolhe a momentos de introspeção em família. Momentos estes, onde deixamos de usar capas, máscaras sociais, e somos autenticamente nós. Onde recordamos os que cá estão e os que já partiram. Onde nos colocamos em causa e renovamos sonhos e ampliamos energias. Onde os presentes, fruto de um consumismo voraz, nos enchem os pensamentos, aereamente mantidos sob ilusões socialmente impostas.
Mas mesmo assim... é uma altura diferente! O apelo à solidariedade, à permanência dos bons actos pra outrém, o simples recordar do nascimento de uma criança, há mais de 2000 anos, muda-nos a vida por esta época em que todos, inconscientemente invejosos, nos lembramos de um velhote vestido de vermelho, e acreditamos na possibilidade daquele desejo concretizado, daquele presente obtido. O tal afago merecido. O tal pertence adquirido.
Ainda se guardam memórias daquela noite em que Jesus nasceu, que provavelmente terá sido para meados de Março. Na verdade, o dia 25 de Dezembro foi adotado pelo Vaticano há centenas de anos atrás, para que a data coincidisse com a festividade romana dedicada ao "nascimento do deus sol invencível", que comemorava o solstício do Inverno. No mundo romano, a Saturnália, festividade em honra ao deus "Saturno", era comemorada de 17 a 22 de Dezembro; era um período de alegria e troca de presentes. O dia 25 de Dezembro era tido também como o do nascimento do misterioso deus persa "Mitra", o Sol da Virtude.
Pois é! Parece que, mais uma vez, o Vaticano se lembrou de agradar a gregos e troianos...
Hoje em dia, a maioria de nós desconhece este facto. Independentemente do que nos leva a festejar o Natal, esta é, sem dúvida, a Maior Festa do Mundo. Aquela em que a partilha e o bem querer estão de mãos dadas.. Independentemente das suas raízes (claramente distantes das origens cristãs, mas sim seguidoras dos místicos e festivos caminhos pagãos), é Aquela que nos faz pensar pensar um bocado.. No que somos, o que fazemos aqui, e como o nascimento de um homem pode ter mudado, ou não, algo na nossa vida.
Reflexões à parte, é tempo de paz.
É tempo de dizer a todos Feliz Natal, hoje e sempre!
nota:Do latim 'natális', derivada do verbo 'nascor, nascéris, natus sum, nasci', significando nascer, ser posto no mundo. Em inglês, a palavra que designa o Natal - 'Christmas' - provém das palavras latinas 'Cristes maesse', significando em inglês 'Christ's Mass", missa de Cristo. Muitos historiadores localizam a primeira celebração em Roma, no ano 336 D.C.

Comments

Anonymous said…
o natal é só receber prendinhas....heheheh bjões***
Anonymous said…
o natal é só receber prendinhas....heheheh bjões***
Anonymous said…
o natal é só receber prendinhas....heheheh bjões***

Popular posts from this blog

Heaven..Sky is the limit..

"QUERO ouvir" (inspiração...)